Desafio Literário

Desafio Literário do Tigre — Edição 2018

Tudo o que você precisa saber para participar!

Entre 2013 e 2015 eu inventei um Desafio Literário no meu extinto blog “Elvis Costello Gritou Meu Nome”. Era bem legal porque era bem solto. Eu apenas criava uma lista de temas e você podia ler qual tema quisesse no mês, quantos temas por mês desse vontade, quantos livros quisesse.

Embora esse sistema “solto demais” pareça induzir ao caos, o que acontecia era justamente o contrário. Muitas pessoas (mais de mil!) participaram no decorrer dos anos e várias delas me contaram que se sentiam muito mais motivadas a ler com o meu Desafio porque essa amplitude de escolha funcionava melhor pra elas.

Veio a vida e me fez parar com essa iniciativa. O blog foi encerrado também… Mas esses dias, dando uma organizada no quartinho dos fundos do meu perfil no Facebook eu achei a fanpage do Desafio e tive vontade de retomar. Uma rápida pesquisa mostrou que ainda havia interessados, então aqui estamos.

Sei que já estamos em março, por isso a dinâmica esse ano será um tanto diferente.

A minha proposta é sugerir 10 temas para o ano, onde você pode ler um livro de cada tema por mês daqui até dezembro. Você escolhe o tema, você escolhe o livro, você escolhe quanto ler.

Mensalmente, eu trarei aqui dicas de livros para cada um dos temas. Não vai ser o “tema do mês” porque você é quem escolhe entre os dez temas, como eu disse, mas pode ser se você assim o desejar.

Para marcar as suas leituras ou resenhas (você resenha se quiser), você precisa apenas postar mensalmente sobre o assunto, mostrando a sua edição do livro ou algo do tipo, nas redes sociais com a hashtag #DLdoTigre2018.

Sem mais delongas, vamos ao card com os temas:

Logo mais eu publicarei aqui o primeiro post com dicas literárias sobre um dos temas, além de um breve contexto sobre o motivo de ele ser importante.

Os temas foram escolhidos entre os mais fáceis e alguns fora da zona de conforto. Mas, principalmente, a minha ideia é fazer com que essa lista faça você ler mais dos livros que já tem, que estão parados na fila de leitura e deixam você se sentindo frustrado achando que não lê nada. Eventualmente, teremos alguns que exijam obras mais recentes. Ainda assim, é tudo dentro desse propósito de ler mais e, ao mesmo tempo, organizar a própria fila de leitura.

Por fim, são temas que me agradam e esse foi o motivo principal de tê-los escolhido. Não porque sou egoísta ou porque acho que saiba melhor do que os outros o que deve ser lido, mas apenas porque, como alguém que lê em bastante quantidade, acredito poder indicar alguns temas e obras que ajudam a gente a se motivar e tornar a leitura um hábito possível mesmo com a correria que a nossa vida é.

Vamos começar?

Se você quer participar do #DLdoTigre2018, o que você precisa fazer agora é:

  • Postar o card com os temas em alguma das suas redes, usando a #DLdoTigre2018 e (se for o caso) marcando a fanpage no Facebook.

E depois?

  • Você já pode ir escolhendo um tema e um livro, ou pode aguardar meu post seguinte (em menos de 24 horas!) com o primeiro tema e dicas de livros.
  • Ao final da leitura, poste nas redes sociais sobre o livro que leu. Resenhando ou apenas contando um pouco sobre o que achou da leitura, sempre marcando #DLdoTigre2018 e/ou a fanpage!

E nos outros meses?

  • Seguimos assim, com você escolhendo um livro baseado em qualquer um dos temas ou seguindo o tema que eu vou escolher para o mês. E publicando sobre o livro em suas redes após a leitura, usando #DLdoTigre2018 e/ou marcando a fanpage.

Seguindo assim, de pouquinho em pouquinho, até o final do ano você terá lido pelo menos dez livros dos mais variados gêneros. Bem legal, não é?

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre o Desafio, não deixe de me perguntar por aqui ou nas redes sociais. Me segue no Twitter e/ou no Instagram!

E boas leituras!

Deixe um comentário