Resenhas

Leia mulheres: Loredana Frescura e Lindsey Kelk

Photo by Montse Monmo on Unsplash

Com títulos diversificados, Editora Fundamento traz o amor sob a perspectiva de mulheres em diferentes fases da vida.

O amor é tema constante na literatura feminina. E ele aparece nela de várias formas.

Seja com o idealismo romântico comum da adolescência ou sob o viés comedido de alguém já mais maduro, temos sempre na literatura feita por mulheres um bom lugar para encontrar as mais variadas histórias de amor.

Um exemplo desse olhar feminino para o mais nobre dos sentimentos é o romance da italiana Loredana Frescura, “Vejo o Mundo Nos Seus Olhos”.

Lançado no Brasil pela Editora Fundamento, o romance conta a história de uma adolescente descobrindo o amor. Com forte pegada romântica, temos a trajetória de Constância, uma menina apaixonada e sentimental, que vê em seu interesse amoroso algum tipo de perfeição. Algo que logo é derrubado pela realidade, como não poderia deixar de ser.

O primeiro amor é sempre algo impactante, que deixa marcas e define em maior ou menor grau como lidaremos com as relações amorosas no decorrer de nossas vidas. Com seu romance curto e poético, Loredana nos mostra como vemos o amor com muito mais pureza e idealismo no começo de nossas vidas.

Uma característica interessante do livro é que ele é escrito em quatro mãos, junto com o professor italiano Marco Tomatis. Em uma dinâmica muito interessante, Loredana é responsável pelos capítulos narrados pela personagem feminina, e Marco escreve os trechos que trazem o viés do protagonista masculino da história.

Se trata de uma abordagem poética sobre o primeiro amor, em um livro curtinho e delicioso de ler.

Em contraponto aos devaneios adolescentes do primeiro namoro está “Eu Amo Paris”, de Lindsey Kelk.

Terceiro livro da série “Eu Amo” (você pode ver a resenha do livro um aqui e do livro dois aqui), nesse volume nossa heroína Angela desbrava o solo parisiense, enquanto precisa aprender a lidar com um namoro subitamente em crise.

O olhar de Angela para o amor é diferente do de Constância, a protagonista de “Vejo o Mundo Nos Seus Olhos”, é claro. No auge dos seus vinte e poucos anos, depois de passar alguns apuros em seus casos, Angela também amadureceu como personagem.

Em comparação com os livros anteriores da série, as trapalhadas e imprevistos estão ali ainda, sim, mas é possível notar que a personagem de Lindsey Klerk vem em uma crescente de amadurecimento. Desse modo, o que temos nesse Livro 3 é uma trama muito mais coesa e centrada, sem deixar de lado o humor e o improvável que lhe é característico.

Um ponto notável de “Eu Amo Paris”, e da literatura de Lindsey Klerk em geral, é como a trama consegue ser leve e ao mesmo tempo abordar sem frivolidade os questionamentos da personagem. Como uma jovem mulher independente, Angela precisa lidar com questões como ciúmes, rivalidade entre mulheres e os dilemas de morar ou não junto com o namorado. Tudo isso sem perder o bom humor e procurando surtar o mínimo possível — algo que a gente conhece bem.

Assim, seja para relembrar os encantos da descoberta do amor ou para aprender junto a lidar com ele na vida adulta, sempre haverá um livro incrível escrito por uma mulher disposto a te ajudar. ❤


Livros recebidos em parceria pela Editora Fundamento. Você pode adquirir Vejo o Mundo Nos Seus Olhos e Eu Amo Paris através do site da editora.