Resenhas

É REAL: VOCÊ PRECISA ASSISTIR “A VERDADEIRA HISTÓRIA DE NED KELLY”

“A Verdadeira História de Ned Kelly”

Sherlock Holmes existiu? Cleópatra existiu? Ned Kelly existiu? Sei lá, e você? Chegando ao final desse 2020 caótico, será que você realmente existiu?

Algumas histórias são boas demais para serem contadas apenas uma vez. E a gente já sofre o suficiente quando resolve insistir nesse apego à realidade. Vamos apenas apreciar uma boa narrativa com cenografia e atuações incríveis (não estou falando da sua vida, estou falando desse filme).

Fiquei transtornada com “A Verdadeira História de Ned Kelly”, que estreia dia 22 nos cinemas e eu pude desfrutar antecipadamente, no conforto da minha cabine digital (leia-se: largada no sofá com a minha gata Bibi). Sendo honesta, eu pouco sabia sobre Ned Kelly. Sempre confundia com o Billy The Kid. Agora ficou bem claro para mim.

A história de Ned Kelly, dizem que é real, já foi contada cerca de 20 vezes entre séries, documentários, minisséries, curtas e filmes. Não sei se você já ouviu falar. Ned Kelly foi tipo o Lampião deles, um cara que sofreu algumas injustiças aqui e ali, teve seu orgulho ferido e juntou um bando para se vingar.

Isso em uma livre interpretação minha.

Em “A Verdadeira História de Ned Kelly”, lançado em 2019 lá fora e chegando por aqui só agora, temos um novo olhar para essa epopeia, em uma roupagem muito mais crua, meio gay friendly (não somos todos?), violenta, pesada mesmo. E eletrificante, como está sabiamente destacado no cartaz.

Aqueles fimes que você assiste pensando “o que é isso, eu só tenho seis anos”. Por aí.

“A Verdadeira História de Ned Kelly”

Justin Kursel, diretor do filme, disse que pensou na narrativa como uma música punk. É bem nessa pegada mesmo. Enquanto nos chocamos com a nudez, a crueza dos diálogos, a brutalidade das cenas de luta, a sensação que fica é de que o filme é todo um corte na carne. Muito real, muito chocante. E impossível de parar de olhar.

Muito desse impacto é crédito de George MacKay, que dá vida ao Ned Kelly punk dessa nova versão. Você pode conhecer MacKay de 1917, quando ele fez aquele soldado azarado que corre bastante, mesmo todo lascado. Aqui ele repete a resistência corporal e acrescenta mais toneladas de fúria. O Ned Kelly de MacKay é pura insanidade, força e ódio.

Como se fosse pouco, ainda temos as participações estreladas de Russell Crowe, Nicholas Hoult, Charlie Hunnam, e Essie Davis, entre outros. Eu assisti ao filme todo pensando “caramba, eles fizeram mesmo isso?”. A gente vive com a sensação de que o mundo lá fora acabou, mas aparentemente algumas coisas foram feitas antes. Como esse filme. O que me deixa muito feliz.

Por isso, eu acho que você deveria assistir também. De 1880 para cá, quando Ned Kelly existiu (existiu?) é claro, muita coisa rolou. Entre versões de outras versões, boatos e exageros, ele sobreviveu por sua loucura e brutalidade, tendo sua história sendo recontada até hoje.

E hoje chegou a versão definitiva desse narrativa.

Acha que estou exagerando? Olha o trailer. Na moral?

Ned Kelly existiu? Não sei, mas eu estou me sentindo viva horrores depois desse filme dele.


Com distribuição da A2 Filmes, “A Verdadeira História de Ned Kelly” chega aos cinemas em 22 de outubro. Eu assisti ao filme antes por cortesia da A2 Filmes (contem comigo para tudo).